terça-feira, 24 de abril de 2012

1º Bootcamp - 21 de abril

No 1º bootcamp, iniciámos o dia cheias de energia e vontade de desenvolver o "Kids and Grannies Lounge Cafe".
Após a intervenção inspiradora do Dr. Francisco Pinto Balsemão, pusemos "mãos na massa" e começámos a desenvolver inicialmente modelos de negócio a título de exemplo e depois o nosso! Deparámos-nos com algumas dificuldades, uma vez que é necessário estudar a fundo o objetivo que, na altura, estava um pouco verde.
Após o almoço e a apresentação dos mentores das equipas, conhecemos um dos nossos mentores, o mentor Francisco Veloso, que se dispôs a ajudar-nos no que precisássemos e que lançou dúvidas que, sinceramente, nos fizeram duvidar da ideia base.
Tornou-se necessário repensar, reanalisar e... pedir ajuda!!!!  Os trabalhos da tarde já tinham começado e as dúvidas instalaram-se nas nossas cabeças: era urgente repensar toda a estrutura da nossa ideia! Assim, uma vez que o nosso outro mentor José Vasconcelos já tinha saído, pedimos ajuda à mentora Marta Lowndes (que não nos estava atribuída mas que aceitou ajudar-nos sem qualquer hesitação). Quando explicámos o projeto, lançou uma dúvida crucial: e os vossos clientes são os idosos e as crianças (os pais)? E porque não terem os idosos como parceiros e apenas os pais das crianças como clientes?
Era exatamente esta a questão que até à altura não nos tinha ocorrido e que nos fez repensar totalmente o projeto!
De facto, a população sénior ativa, tanto mental como fisicamente, precisa de se distrair e de ocupar os tempos livres. E porque não passando alguns dos seus skills e conhecimentos àqueles que deles estão tão ávidos? As crianças, claro!
Onde é que uma criança aprende hoje em dia a plantar uma horta? E algumas histórias do nosso passado recente que os pais não têm tempo? Onde é que uma criança pode aprender alguma culinária simples sem sujar a cozinha de casa? E croché? E costura? E a dançar?
A resposta é simples: com os avós! Os nossos, que lhes são "emprestados"!
Este conceito de avós emprestados revolucionou a nossa ideia por completo e imediatamente pusemos  mãos à obra e refizemos o modelo de negócio inicial.
O "Kids and Grannies Lounge Cafe" rapidamente se transformou no "Kids and Grannies Club": um espaço onde as crianças podem passar tempo com os seus avós emprestados e aprender consoante a disponibilidade horária destes uma multiplicidade de skills!!
Estamos muito contentes com esta reviravolta, pois sabemos que os nossos reformados estão desejosos de passar conhecimentos e que não há nada mais compensador e revitalizante para eles do que passar tempo com crianças! 
 Vamos agora ver como evolui o nosso "Kids and Grannies Club"!

Semana 1 (de 14 a 21 abril)


Na primeira semana do Energia Portugal, foi testado o espírito de equipa no primeiro grande desafio: concordar com o projecto a desenvolver. Apesar de parecer fácil, se analisarmos que a equipa é constituída por 4 ex-estranhas entre si com ideias e maneiras de pensar muito diferentes, este é realmente um grande desafio e põe à prova o espírito de equipa, a capacidade de cedência em prol do sucesso da equipa e a capacidade de manter o foco quando necessário.
Todas as ideias tocavam áreas semelhantes mas com contornos diferentes. Todas nós tivemos de nos munir de espírito de equipa e de vontade de entrar neste projeto para delinear um objetivo comum que interessasse a todas nós, e de que todas pudéssemos fazer parte ativa. Uma vez que fisicamente estamos longe umas das outras, todo o processo foi gerido por e-mail, o que não facilita quando temos vidas e horários diferentes.
Depois de cerca de 100 e-mails trocados entre 4 pessoas, surge o "Kids and Grannies Lounge Café"!
Definida a linha de orientação base, estamos agora prontas a definir um plano de negócio que irá ser trabalhado no 1º Bootcamp, no dia 21 de abril.

Team Building - 15 abril


Da esquerda para a direita (Sónia, Margarida, Teresa e Carina)
Este dia foi essencialmente marcado pelos exercícios de Team Building que decorreram ao longo de quase todo o dia e que permitiram iniciarmos o networking e as primeiras apresentações pessoais e das ideias
Na segunda metade do dia, treinámos a redação de um Elevator Pitch sobre a nossa ideia ou outras disponibilizadas pela Fábrica de StartUps. Depois, passámos à apresentação das ideias... Curiosamente, os quatro elementos que viriam a constituir a nossa equipa estavam na sala "outros serviços"...
A Teresa Preta apresentou a sua ideia de criação de uma plataforma de Babysitting e Seniorsitting. Depois, falou a Sónia Cabrita da sua ambição em criar um ATL Intergeracional. Por fim, subiu ao palco a Carina Dias que fechou o ciclo de apresentações desta sala com a sua ludoteca para crianças e idosos. Era óbvio que a causa que nos movia era a intergeracionalidade e depressa formámos equipa. De seguida, juntou-se a nós a Margarida, uma economista com interesse na temática.
A equipa estava formada! Estávamos na fase seguinte! :)
Fica a primeira foto de "família"!

This day was mainly marked by the Team Buiding exercises that took place almost all day long and alowed us to begin to do some networking and the first presentations - personal and of the ideas.
The second half of the day, we practiced how to build an Elevator Pitch about our idea or others that the Startup Factory made available to us. Then, we presented the ideas... As a curiosity, the four members of what would become our team were in the room "other services"...
Teresa Preta presented her idea of a web platform of Babysitting and Seniorsitting. Then, Sónia Cabrita spoke about her idea of creating an activities center gathering generations. At last, Carina Dias  closed the presentations circle of the room with a "toy library" for children and the elderly. It was obvious that what moved us was the intergenerations factor and soon we formed our team. Margarida joined us, with interest in this matter.
We then had a team! And that took us to the next level! :)
Here is the first "family" photo!

Dia da Foto - 5 abril

No dia 5 de abril, deslocámos-nos a Lisboa para a foto de grupo, no Padrão dos Descobrimentos, debaixo de céu nublado e algum chuvisco...
O orgulho e felicidade de estarmos entre os 200 selecionados de entre 1700 participantes estavam espelhados nos nossos rostos!
Da nossa equipa, marcariam presença a Teresa (Castelo Branco) e a Sónia (Mafra). A Margarida (Lisboa) e a Carina (Estoril)não puderam comparecer, mas sentiram-se as suas energias ali no ar...


Last 5th April, we all went to Lisbon to take a group-picture at the "Padrão dos Descobrimentos" monument, under a cloudy sky and even some rain...
The proud and happiness of being among the 200 chosen from 1700 were evident in our faces!
From our team, Teresa (from Castelo Branco) and Sónia (Mafra) were present. Margarida (Lisbon) and Carina (Estoril) couldnt make an appearance that day, but their energies were felt, somewhere around there...

Primeiríssimo dia: o e-mail!


O primeiríssimo dia do "Energia de Portugal" para os quatro elementos da nossa equipa foi, sem dúvida, a receção do tão esperado e-mail, o passaporte para a aventura!
Resolvemos, por isso, recuar um pouco no tempo e registar esse momento importante que, apesar de não ter sido vivenciado em equipa, marcou certamente cada uma de nós.

The very first first day of the "Energia de Portugal" for the four members of our team was, undoubtly, the reaction to the first e-mail, our passport to this adventure!
So, we decided to go back in time and register this important moment that, although we didn't live it yet as a team, it marked each one of us.