quarta-feira, 2 de maio de 2012

Semana 3 (29 de abril a 5 de maio)

Na 3ª semana desta aventura de empreendedorismo, voltámos as nossas baterias para o segmento de mercado que queremos explorar, ou seja, fomos conhecer um pouco melhor a realidade junto da qual nós vamos potencialmente agir ou intervir. Para tal usámos, como ponto de partida ferramentas de trabalho bastante úteis, que aprendemos no bootcamp: os Mapas de Personalidade e de Empatia e a criação de Personas, que se baseiam na procura do perfil do segmento de mercado que vamos abordar. Deste modo, tentámos mapear e perceber melhor as eventuais aspirações, interesses, estilos de vida e comportamentos da nossa população-alvo.
A partir desses exercícios que exigiram alguma dose de criatividade, elaborámos os inquéritos para testar a validade da nossa ideia de negócio e suas premissas. Depois, arregaçámos mangas e metemos mãos à obra, que é como quem diz, enchemo-nos de muita “lata” e coragem e fomos entrevistar as pessoas junto a escolas, centros de dia, lares e outras instituições.
É nesta fase de recolha de entrevistas “One on One” que agora estamos e sentimo-nos confiantes que, no final, o resultado dos inquéritos venha reforçar a ideia que temos da utilidade social de um projeto como este: um negócio com rosto humano, que resulta da nossa vontade de interligar pessoas de diferentes gerações, de diferentes saberes e porventura até de diferentes culturas. Mas caso isso não se venha a verificar, caso os inquéritos revelem desinteresse das pessoas na nossa proposta de valor, também não há problema nenhum, apenas quer dizer que vamos ter um bocadinho mais de trabalho para repensar e perceber, com base na análise dos resultados, quais são afinal os pontos fracos e fortes do nosso projeto e tentar reformular as nossas perguntas ou até reorientar, se possível, o nosso modelo de negócio. Desistir para nós é que não é uma opção válida!

Sem comentários:

Enviar um comentário